
Os brasileiros estrearam bem na etapa de Gold Coast, na Austrália, do Circuito Mundial de Surfe. Neste sábado (3), noite de sexta-feira, pelo horário brasileiro, Italo Ferreira brilhou em sua bateria e garantiu lugar direto na terceira fase. Yago Dora, João Chianca e Deivid Silva repetiram a trajetória do líder do ranking.
Italo Ferreira foi o protagonista da bateria mais equilibrada e de maior nível técnico, faltando quatro para encerrar esta fase inicial. O brasileiro, número 1 do circuito, anotou 16,03, a maior soma até aquele momento, e superou os locais Liam O'Brien (15,77) e Julian Wilson (14,07).
— Foi uma boa bateria, com certeza. Havia muitas ondas, então todos nós tivemos muitas oportunidades de nos apresentar, e eles dois (O'Brien e Wilson) também conseguiram ótimas pontuações, foi emocionante. Quando marquei aquele 8,00 na largada, eu sabia que ia dar certo e me senti bem. Depois disso, consegui me acostumar com o mar, então foi bom. Como o Liam (O'Brien) é local, fiquei perto dele porque ele sabe onde estão as boas ondas. Foi bom ter uma bateria em que todos nós nos desafiamos. Eu gosto desse tipo de onda, ela é muito fácil de surfar e permite todos os tipos de surfe — comentou Ítalo Ferreira.
Na sequência, Yago Dora pegou o embalo do compatriota e também se destacou nas ondas medianas da praia australiana. Ele obteve 12,60 e deixou para trás o havaiano Jackson Bunch (10,44) e o compatriota Edgard Groggia (10,30), que precisará disputar a repescagem para entrar na terceira fase, que antecede às oitavas de final.

João Chianca, o Chumbinho, não venceu sua bateria. Mas fez o suficiente para avançar. Ele foi batido pelo local Ethan Ewing (11,66), mas superou outro surfista da casa, Jordan Lawler (10,17) ao terminar a disputa com 10,87.
Já Deivid Silva liderou sua bateria empatando com o havaiano Seth Moniz. Ambos anotaram 10. Mas o brasileiro ficou em primeiro pelo critério de desempate, por ter tirado a maior nota na disputa. O havaiano Barron Mamiya registrou 9,10 no total.
A primeira fase terá ainda outros cinco brasileiros em ação nas próximas horas: Miguel Pupo, Alejo Muniz, Samuel Pupo, Filipe Toledo e Ian Gouveia. Os classificados para a terceira fase só conhecerão seus futuros adversários ao fim da repescagem, que só deve ser disputada no domingo.
Luana Silva disputará repescagem
No feminino, após o vice-campeonato em Bells Beach, a brasileira Luana Silva acabou em terceiro em sua bateria.
Luana somou 10,36 contra 13,23 da estadunidense Caitlin Simmers e 12,70 da australiana Stephanie Gilmore. Com o resultado, a surfista de 20 anos disputará a repescagem e terá como adversárias, a Sawyer Lindblad, dos Estados Unidos e a espanhola Nadia Erostarbe.