Entre as vítimas da queda de um avião da Voepass que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP), na tarde desta sexta-feira (9) estão estão professores universitários e servidores públicos. O acidente, ocorrido em Vinhedo, interior de São Paulo, matou 61 pessoas.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou que nove pessoas ligadas à instituição estavam no voo: são duas professoras e os maridos delas, parentes de três docentes e uma ex-aluna.
"Neste momento de dor, a UTFPR se solidariza com os familiares e amigos das professoras Raquel e Gracinda, da egressa Hadassa e com os professores Araceli, Priscila e Fabio por suas perdas. Também demonstra seu apoio a toda a comunidade acadêmica do Campus Toledo, onde as servidoras falecidas desempenhavam suas atividades", diz nota divulgada pela universidade.
A UTFPR divulgou os nomes dos mortos:
- Raquel Ribeiro Moreira, professora da área de Letras e seu esposo Adriano Daluca Bueno;
- Gracinda Marina Castelo da Silva, professora da área de Engenharia Química, e seu esposo Nélvio José Hubner;
- Deonir Secco, que era servidor da prefeitura de Toledo, esposo da professora Araceli Ciotti de Marins;
- Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e José Cloves de Arruda, pais da professora Priscila Vaz de Arruda;
- Simone Mirian Rizental, tia do professor Fabio Rizental Coutinho;
- Hadassa Maria da Silva, egressa do curso técnico em Mecânica do Campus Cornélio Procópio;
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná decretou três dias de luto em memória às vítimas.
Outra vítima é a professora de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Silvia Crisitna Osaki. Ela fazia parte do quadro de professores desde 2009. Atualmente, ministrava as disciplinas de zoonoses, epidemiologia veterinária e saúde pública.
Foi membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Sala da Situação da Dengue e do Conselho Municipal de Turismo da prefeitura de Palotina. "Enlutada, a comunidade da UFPR presta solidariedade aos familiares e amigos da professora Silvia", diz nota da UFPR.
Procurador municipal
O servidor Nélvio José Hubner era procurador do município de Toledo. Ele e Gracinda Silva, professora da UTFPR, que também estava no voo, deixam três filhos.
“Neste momento em que o Brasil está de luto o governo municipal expressa a sua solidariedade por amigos e familiares de Nélvio e Gracinda e de todos aqueles que estão sofrendo com esta tragédia”, diz a nota da prefeitura de Toledo.