Com a presença de autoridades locais e personalidades da imprensa gaúcha, o Grupo RBS lançou o livro GDI: Bastidores e prática do jornalismo investigativo, na noite desta segunda-feira (15), em sessão de autógrafos realizada no foyer do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A obra tem como proposta documentar a trajetória do Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS e sua consolidação como referência para a reportagem investigativa.
O publisher e membro do Conselho da RBS, Nelson Sirotsky, que assina o prefácio do livro, destacou que a publicação registra a busca pela excelência no jornalismo praticado pelo Grupo RBS:
— Quando decidimos criar um processo permanente de jornalismo investigativo, dentro das redações da RBS, foi mais um movimento no caminho da qualificação e do aperfeiçoamento.
Curadora da obra e diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS, Marta Gleich afirmou que a publicação é uma maneira de reforçar a crença no jornalismo profissional, equilibrado, plural, responsável e que contribui para a sociedade e para a democracia.
Presente no evento, o conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cézar Miola, apontou a importância do jornalismo profissional como participante e mediador da defesa dos interesses da sociedade e da democracia. Já o procurador de Justiça, Geraldo Da Camino, representante do Ministério Público de Contas no RS, ressaltou o papel fiscalizador da imprensa:
— O jornalismo, em sua forma ampla, é fundamental para a democracia. Na expressão investigativa, é um aliado dos órgãos de fiscalização do Estado.
O evento também foi prestigiado pelo público que acompanha as reportagens do GDI e por estudantes de jornalismo.
— É uma inspiração para os leitores e para os futuros profissionais — afirmou o estudante de jornalismo Breno Bauer, 19 anos, que fez questão de tomar autógrafos de todos os autores do livro.
Estiveram na sessão de autógrafos os repórteres investigativos Adriana Irion, Carlos Rollsing, Humberto Trezzi e Rodrigo Lopes; o atual coordenador da equipe e editor-chefe do Diário Gaúcho, Diego Araujo; jornalistas que já estiveram à frente do grupo, como Carlos Etchichury, Dione Kuhn, Jaime Silva e Rodrigo Müzell; a consultora jurídica Débora Dalcin; e o presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e membro do Conselho Editorial da RBS, Marcelo Rech. Giovani Grizotti também é um dos autores, mas não esteve presente.
Marcando os 60 anos de Zero Hora, completados em maio, o livro materializa o papel da atividade jornalística para o combate à corrupção e a essência investigativa da RBS. O GDI é formado por integrantes das redações de GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV e Gaúcha.
O livro está disponível para compra na Amazon e nas livrarias.