Por Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Conselho Editorial da RBS
Há mais de sete anos, nascia no Grupo RBS uma iniciativa inédita em empresas de comunicação brasileiras: a criação de uma equipe dedicada ao jornalismo investigativo. Giovani Grizotti, um dos integrantes do time e repórter reconhecido nacionalmente por suas reportagens no Fantástico, inventou a marca GDI – Grupo de Investigação. De lá para cá, foram centenas de reportagens. Apresentado em dezenas de palestras em congressos de jornalismo e faculdades, o GDI virou marca conhecida dos gaúchos, por sua coragem, determinação, qualidade técnica, criatividade e responsabilidade para apurar a verdade dos fatos.
Na segunda-feira, o GDI dá mais uma contribuição ao jornalismo profissional, com o lançamento do livro GDI – Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo. Escrito a muitas mãos, o livro documenta a criação do GDI e sua consolidação como marca reconhecida da reportagem investigativa. Não é um livro técnico: escrevemos para o público em geral as melhores histórias do grupo, casos emblemáticos de investigação e denúncias que tiveram consequências práticas para a sociedade gaúcha. A obra é, também, um agradecimento às inúmeras manifestações de apoio ao jornalismo investigativo, às fontes de informação das centenas de reportagens, às autoridades comprometidas com a ética, a verdade e as leis e a todas as pessoas que reconhecem o jornalismo profissional como antídoto à desinformação, como instrumento de defesa da sociedade e como pilar da democracia.
* * *
Aproveito este espaço para compartilhar uma boa notícia: a partir desta segunda-feira, voltaremos a imprimir Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro no nosso Parque Gráfico, que teve as atividades interrompidas em razão da enchente e agora retomou as operações. Agradecemos mais uma vez a parceria do Grupo Sinos, onde, desde maio, estávamos realizando a impressão de nossos jornais.
Serviço
O quê: sessão de autógrafos aberta ao público do livro GDI – Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo
Quando: segunda-feira, 15 de julho, às 18h30min
Onde: Foyer do Theatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, Centro Histórico
Autores: Nelson P. Sirotsky, p'ublisher do Grupo RBS; Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais; Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS; coordenadores do GDI ao longo dos anos Rodrigo Lopes, Carlos Etchichury, Dione Kuhn, Jaime Silva, Rodrigo Müzell, Diego Araujo; repórteres Giovani Grizotti, Carlos Rollsing, Adriana Irion, Humberto Trezzi; advogada Débora Dalcin.