Circula nesta quarta-feira (31) o caderno que dá largada ao projeto editorial Retoma RS, destinado a valorizar boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de gestão. Os conceitos que formam a sigla em inglês ESG são demandas globais de um mundo em transformação e ganham papel decisivo na reconstrução do Estado.
O primeiro caderno apresenta ao leitor o conceito de ESG e como ele se associa à recuperação do RS. Com exemplos de práticas reais, a reportagem central fala sobre a presença do voluntariado no pilar social das companhias e de como a iniciativa tem possibilitado ações de reconstrução após a enchente. O caderno ainda traz entrevista especial e conteúdo sobre governança corporativa.
Os conteúdos do Retoma RS serão publicados na última quarta-feira de cada mês, no noticiário de Zero Hora.
A iniciativa é uma parceria do Grupo RBS com as empresas Renner, Aegea/Corsan, Be8 e Randoncorp. Ao longo de um ano, o Retoma RS trará reportagens e conteúdos multimídia sobre as temáticas que giram em torno da sigla. Serão explorados diferentes formatos de conteúdo, como videocast, vídeorreportagem, inserções da Rádio Gaúcha e edição do fórum de debates ZH Talks.
Objetivo do Retoma RS é contribuir com a discussão sobre um futuro menos sujeito a crises, especialmente após os eventos climáticos que afetam o Estado desde o ano passado. A partir das práticas ESG, uma série de iniciativas estão entrando na estratégia das empresas, incluindo o gerenciamento do futuro nas tomadas de decisão.
As publicações serão conectadas ao movimento “Pra Cima, Rio Grande”, que combina ações editoriais e institucionais do Grupo RBS com foco na reconstrução do Estado.