As atividades escolares em Pouso Novo, no Vale do Taquari, estão suspensas ao menos até a próxima segunda-feira (24). O motivo é o congestionamento de mais de 20 quilômetros causados por uma obra na BR-386. A situação será reavaliada na próxima semana.
De acordo com o prefeito, Moacir Severgnini, um trecho de 150 metros no km 297 da rodovia cedeu durante a enchente histórica de maio. Desde então, o trajeto para acesso ao município flui no sistema pare e siga. A CCR ViaSul está realizando obra no local, no entanto, a situação gera filas quilométricas todos os dias. A previsão da concessionária é de que a reconstrução só termine no primeiro semestre de 2025.
Diante da situação, estudantes ficaram três horas dentro do ônibus escolar no congestionamento. O único colégio municipal fica na zona rural do município, e por esse motivo, as atividades foram suspensas. As aulas na escola estadual também foram canceladas.
— Não tem condições de manter as aulas com essa situação. São filas de mais de 20 quilômetros todos os dias, em todos horários. Os alunos ficaram três horas dentro de um ônibus, sem comunicação. Os pais tentando contato, ligando para a secretaria. É complicado — contou o prefeito Moacir Severgnini.
Além de afetar as aulas, comércios que ficam localizados na beira da estrada também estão sendo impactados já que o acesso está comprometido. Segundo o prefeito uma reunião está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (24) com representantes da empresa.
— Hoje (sexta) a BR está praticamente parada. Quase toda produção do Estado passa por aqui. A gente pede encarecidamente uma posição da CCR ViaSul, que tomem uma providência. Algo tem de ser feito para termos no mínimo um pouco de normalidade no trânsito de Pouso Novo.
Procurada pela reportagem, a CCR ViaSul informou que segue realizando intervenções de melhorias no trecho. Uma nova camada de pavimento será aplicada entre às 11h30mon e às 14h deste sábado (22). O trânsito será totalmente bloqueado no local. Ainda conforme a companhia, a medida busca promover as condições de trafegabilidade e diminuir os registros de lentidão no trecho.