A prefeitura de Canoas realiza, neste domingo (16), um trabalho de retirada de entulhos, limpeza e desobstrução de bocas de lobo destinado a reduzir o risco de novos alagamentos no município duramente afetado pela inundação de maio.
O serviço, que já vinha sendo realizado nos últimos dias, se concentrou em bairros na Zona Oeste e em partes de Niterói e Guajuviras, especialmente em pontos mais suscetíveis ao acúmulo de água. Conforme a Defesa Civil da cidade, não haviam sido registrados transtornos significativos até o começo da tarde apesar do retorno da chuva na véspera.
Nota divulgada pelo município informa que "entre o fim da noite de sábado e início da manhã de domingo, equipes da Defesa Civil atuaram em um quadro de certa normalidade e não observaram pontos com lâminas de água expressivas que representassem riscos à população".
No final da semana, diante das previsões meteorológicas, a prefeitura havia orientado que moradores de locais com problemas mais frequentes de alagamento deixassem suas casas. Entre a noite de sábado (15) e a manhã de domingo, agentes municipais somente orientaram e encaminharam algumas poucas pessoas, dos bairros Mato Grande e Mathias Velho, que por conta própria decidiram ir para um abrigo.
Segundo a prefeitura, a chuva em Canoas teve início pouco depois das 16h do sábado, com precipitações de fracas a moderadas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), até o fim da manhã de domingo, os volumes acumulavam 59,4mm — o equivalente a quase metade da média histórica de 130,4 mm de precipitação em junho.
A cidade segue com o canal de WhatsApp SOS Canoas (51 3236-2000) à disposição dos moradores. A ferramenta permite encaminhar pedidos de abrigo, solicitar resgate e informações sobre pontos de alagamento.