Moradores do bairro Berto Círio, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, tiveram que deixar suas casas por determinação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros após um deslizamento de terra comprometer as estruturas das moradias.
O incidente aconteceu na última sexta-feira (21) e, de acordo com a prefeitura, 21 casas foram interditadas e outras oito estão destruídas. Com isso, os moradores foram encaminhados para residências de amigos, parentes e abrigos públicos.
— Estamos vivendo um ano catastrófico, para ser esquecido. O que podemos fazer pela nossa população, estamos fazendo. Providenciamos lugares para ficarem enquanto se resolve essa situação e todos foram cadastrados em programas assistenciais dos governos municipal, estadual e federal — afirma o prefeito da cidade, Rodrigo Battistella (PT)
Segundo o Executivo Municipal, há 60 pessoas desabrigadas. O poder público avalia que os prejuízos registrados ocorrem por conta da chuva que atingiu a região, o que fez com que os níveis dos rios Sinos e Caí subissem. Os dois transbordaram, a água avançou sobre a cidade, e permanecem fora do leito. Em toda a cidade, 120 moradias foram destruídas.