Empresários e moradores recriaram uma foto de 1939 após concluírem a reconstrução da ponte que liga Lajeado a Arroio do Meio, no Vale do Taquari. A estrutura foi destruída pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
— Uma mistura extrema de cansaço e orgulho. Foram 15 dias sem descanso, longe da família, e de extremo risco — afirmou Roberto Lucchese, diretor da construtora responsável pela iniciativa.
Considerada um símbolo da reconstrução do Estado, a ponte foi reerguida em duas semanas. A enchente no início de maio derrubou a estrutura sobre o Rio Forqueta.
O trânsito de veículos no local foi liberado na segunda-feira (10). A expectativa é de que os moradores que precisarem se deslocar entre os dois municípios levem duas horas a menos.
— Sem dúvida, essa ponte vai fazer uma grande diferença para nós. Só agradecer esse povo guerreiro que botou a mão na massa e fez acontecer — disse o motorista do primeiro veículo que fez a travessia, Jonas Heidemann, à RBS TV.
Antes da reconstrução da ponte, o Exército ajudou moradores a cruzarem o rio. Primeiro, com botes. Depois, com uma passarela flutuante.
A ponte foi originalmente inaugurada em julho de 1939, 12 anos após o início das obras. O local era ponto para a prática de rapel e pêndulo, e foi cenário do filme Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho.