Cerca de duas mil pessoas estão ilhadas no distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, no Litoral Norte. O Rio Maquiné avançou em pelo menos dois trechos da RS-484 e em um da RS-239. Conforme o prefeito João Marcos Bassani, um dos pontos já está interrompido desde o dia 1º de maio.
— Os moradores de Maquiné que são da divisa com Riozinho também estão com problema desde o primeiro dia de maio. Fechando 40 dias que não conseguimos solucionar ainda. Não tem como as pessoas ficarem sem acesso, não tem como chegar o transporte escolar, chegar uma ambulância. Eles estão se virando de uma forma muito rudimentar, muito precária — disse Bassani.
No final de semana, a água chegou a invadir algumas residências no centro de Maquiné. Cerca de 50 pessoas foram abrigadas no ginásio ao lado da prefeitura, mas, como o rio baixou na região nesta segunda-feira (17), a maioria dos moradores já voltou para casa.
— Hoje (segunda-feira, 17) pela manhã eu tive um contato com o governador. Falei com ele e ele me passou que a situação é calamitosa no Estado inteiro. Estamos pedindo para o diretor-geral do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), pedindo para todos os órgãos responsáveis, mas a gente sabe da dificuldade. O que mais nos preocupa hoje é refazer esses acessos. Só com as nossas forças nós não conseguimos. Precisamos de apoio estadual e federal — explicou o prefeito.