Um empresário morreu afogado na localidade de Bela Vista, no interior de Bom Princípio, no Vale do Caí, na noite de domingo (16). Segundo os bombeiros voluntários do município, que foram acionados por volta de 22h30min para atender a ocorrência, José Inácio Schmitz Junior, 45 anos, estava na olaria de sua propriedade no momento em que a região era atingida por alagamentos.
Schmitz era proprietário da Cerâmica Burg e teria ido até o local tentar retirar equipamentos da empresa e prender umas cabeças de gado após a ligeira cheia do Rio Caí.
Em depoimento à Polícia, um dos funcionários que estava junto da vítima, relatou que o proprietário decidiu fechar um registro que ficou submerso por onde a água estava entrando. Nesse ponto, a água já havia atingido dois metros. O proprietário da cerâmica amarrou uma corda na sua cintura e mergulhou por duas vezes para localizar o registro. Na terceira vez que mergulhou, demorou para retornar e foi puxado pela corda pelos funcionários.
Ao ser retirado, ele estava inconsciente. Foi feito o chamado para o Corpo de Bombeiros Voluntários que prestaram o socorro e o deslocaram até a Unidade de Pronto Atendimento do município, onde foi constatado o óbito.
O velório de Schmitz está previsto para ocorrer às 19h, na capela da Funerária Hartmann, em Bom Princípio. Na manhã desta terça-feira (18), às 9h, será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora da Purificação seguida do ato de cremação.
José Inácio deixa a esposa e duas filhas.