O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, no início desta segunda-feira (17), quatro alertas para chuva intensa no Rio Grande do Sul. Dois deles estão em vigor desde a noite de domingo (16) e os demais valem para o restante do dia. A maioria dos municípios gaúchos deve ser afetada com tempestades, vento de até 100km/h e queda de granizo. Pontos de Santa Catarina e Paraná também devem ser influenciados pelos eventos climáticos.
O primeiro alerta é amarelo, de perigo potencial, começou às 21h de domingo e segue até 10h desta segunda. É esperada chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia; o vento pode ter rajadas de 40 a 60km/h.
O aviso é válido para 292 municípios gaúchos, nas seguintes áreas: Noroeste, Centro, Serra, Sudeste, Região Metropolitana, Nordeste e Sudoeste. Locais de Santa Catarina e Paraná também serão influenciados. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o material sobre os danos esperados.
Outro alerta em vigor é laranja – perigo de tempestade – , que indica chuva intensa no Noroeste, Nordeste e Sudeste, principalmente em áreas próximas à divisa com Santa Catarina.
Conforme o Inmet, deve chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros no dia. O vento poderá registrar velocidade entre 60 e 100km/h e há expectativa de queda de granizo.
O material indica que as consequências envolvem corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos em 178 municípios. O aviso segue até 10h desta segunda.
Avisos que entrarão em vigor
O instituto também publicou um alerta amarelo, de perigo potencial, válido entre 10h e 23h59min desta segunda-feira. Pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia; rajadas de vento de até 60km/h são esperadas, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso é válido para 178 municípios, das regiões Central, Metropolitana, Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste.
O último dos alertas é laranja – de perigo de tempestade – e entra em vigor às 10h e segue até 23h59min desta segunda. O material prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros no dia, vento entre 60 e 100km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Os eventos climáticos devem afetar 306 municípios do RS nas regiões da Serra, Noroeste, Metropolitana, Nordeste, Centro e Sudoeste. Locais de Santa Catarina também serão afetados.