O nível do Rio Pardo, em Candelária, na região do Vale do Rio Pardo, subiu ao longo deste domingo (16). A escalada acontece após alertas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para chuva em quase todo o Estado ao longo do fim de semana.
— A chuva para nós vem lá de Barros Cassal e Soledade. Choveu bastante na cabeceira (do rio) e essa água está chegando para nós agora. Então, ele (o rio) está bem alto e subiu bem rápido. Como o nosso rio agora está bem raso, qualquer chuvinha ele coloca para fora — explica o coordenador da Defesa Civil do município, João Carrão.
Carrão acredita que essa situação não irá gerar muitos transtornos ao município. No entanto, contextualiza que, de forma preventiva, emitiu um alerta para que os moradores fiquem vigilantes a eventuais problemas causados pela chuva ou pelo aumento do nível do rio.
Além disso, afirmou que uma equipe composta por membros da Defesa Civil de Candelária, bombeiros voluntários da cidade e bombeiros militares de Santa Cruz do Sul monitora o aumento do rio ao longo do dia.
— A nossa região mais crítica é a Costa Norte, que é a região da prainha que chamam aqui. Ele (o rio) está quase nas casas, mas não chegou ainda — afirma Carrão.
"Pedimos para que toda a população ribeirinha, pessoas que estão em áreas de deslizamento, comunidades que ainda estão sem acesso ou com acesso bastante precário, que se mantenham em alerta. Já temos um plano de ação montado, com embarcações, caminhões, tratores, retroescavadeiras, caso venha a acontecer uma nova inundação", disse Mateus Bock, presidente administrativo dos Bombeiros Voluntários de Candelária, em vídeo postado nas redes sociais na tarde deste domingo.