Após uma nova inundação em municípios do Vale do Taquari entre o último final de semana e segunda-feira (17), moradores de Muçum, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Estrela e Arroio do Meio estão retornando para residências que foram atingidas pela água. Como o nível do Rio Taquari está em declínio, mesmo acima da cota de atenção nas localidades, as famílias estão deixando os abrigos oferecidos nas cidades.
Junto aos municípios, a Defesa Civil da região do Vale do Taquari monitora a previsão de chuva para sexta-feira (21) e o final de semana. Mesmo em constante baixa, os órgãos não aconselharam o retorno às residências em regiões ribeirinhas devido aos alertas meteorológicos. Entre Lajeado e Estrela, municípios vizinhos, a última medição, realizada às 19h, apontava que o rio estava em 16 metros e 53 centímetros, enquanto em Muçum, o registro era de 7m86cm.
Por conta do recuo do Rio Taquari, 57 famílias retornaram para casa em Lajeado, mas outras 177 permanecem desabrigadas — a maioria afetada pela enchente de maio. O cenário é semelhante ao de Estrela, onde 40 pessoas deixaram os abrigos do município durante a semana. Contudo, outras 361 permanecem nos espaços oferecidos pela prefeitura.
Em Muçum, segundo o prefeito Matheus Trojan, das 80 famílias que deixaram suas casas no final de semana, a maioria já retornou aos locais. Porém, o retorno há alguns espaços ainda não é indicado.
— Para as cotas mais baixas, ainda não estamos aconselhando, justamente por conta das chuvas previstas — disse.
Em Cruzeiro do Sul, 20 das 37 famílias atingidas pela inundação registrada entre domingo e segunda-feira já retornaram para casa. Em Arroio do Meio, quatro famílias afetadas pela inundação retornam para suas residências nesta sexta-feira (21), segundo a prefeitura.