Após deixar a cota de inundação no começo da madrugada, o nível do rio Taquari permanece em tendência de queda. Ao longo desta quarta-feira (19), as réguas de medição da região apontaram registros ainda dentro da cota de alerta, mas em constante baixa.
Em Lajeado, o rio marcava 18,45m às 15h45min, ainda na cota de alerta. O Taquari deixou a cota de inundação de 19m no começo da madrugada e segue em leve queda no município.
A Defesa Civil ainda prega cautela e não aconselha o retorno de moradores a suas casas até o final de semana — ainda há 400 pessoas desabrigadas no município.
— Só vamos liberar depois que passarem essas previsões de chuva, que estão muito constantes. Deve chover até pelo menos sexta ou sábado. Enquanto estiverem em condições inseguras, não vão voltar. Boa parte desse pessoal mora área de risco — ressalta o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz.
A queda do nível do rio Taquari também é visualizada em outros pontos da região. Em Estrela, a régua marcava 18,30m às 15h desta terça, o que ainda está dentro da cota de alerta. Já em Muçum, o nível baixou mais de um metro nas últimas 24 horas. Na mais recente atualização, estava em 9,79m às 15h.
— Nas casas localizadas em áreas mais altas, a população já está retornando. As regiões mais baixas aguardam observação das chuvas entre hoje e amanhã — afirma o prefeito de Muçum, Mateus Trojan.