Geral

Veja imagens
Notícia

Amontoado de destroços: como está o bairro que Lula visitará em Cruzeiro do Sul

Localizado às margens de uma curva acentuada do Rio Taquari, Passo de Estrela foi destruído pelas águas

Gabriel Jacobsen

De Cruzeiro do Sul

Enviar emailVer perfil

Não há marcas de água nas paredes, porque não há paredes. Nem cozinhas, salas, banheiros ou varais. A parte mais baixa do bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, foi varrida pela enchente de 2024.

Sem ajuda de algum sobrevivente que descreva o que já existiu, é impossível distinguir quais tijolos pertenciam à igreja, ao bar ou às moradias. A antiga divisão dos terrenos também existe apenas nas lembranças.

É este bairro, às margens de uma curva acentuada do Rio Taquari, que será visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (6). Se o presidente chegar às ruas mais próximas do rio, verá a ausência que a enxurrada deixou onde havia 650 casas. 

— Eram casas boas, firmes — relembra o coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, Adeildo Mello de Matos. 

Dizimada, a parte mais baixa do bairro Passo de Estrela deve ser devolvida ao Rio Taquari. Autoridades diversas concordam que não é possível pensar em uma reconstrução no mesmo local.

Na parte média do bairro, alguns metros mais elevada, a água destruiu ou condenou dezenas de moradias. Restaram ruínas. Algumas casas, sem telhados e portas. Outras, sem paredes internas. A maioria, sem sinais de móveis.

Neste ponto do bairro fica a Escola Municipal de Educação Fundamental Passo de Estrela. Ao lado dela, a creche. No meio das duas construções, entulhos diversos se equilibram sobre os balanços retorcidos do parquinho.

Nos limites oficiais do bairro Passo de Estrela, segundo a prefeitura, ocorreram duas mortes das 16 confirmadas até esta quinta-feira (5) em Cruzeiro do Sul. 

A visita de Lula ao Vale do Taquari, nesta quinta-feira, será a quarta ao Estado desde o início das enchentes. O presidente é esperado no bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, às 11h. Dali, seguirá para Arroio do Meio. A visita do presidente a áreas atingidas ocorre às 13h na Rua Campos Sales, na quadra da Casa do Peixe, bairro Navegantes.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Bom dia, segunda-feira

00:00 - 05:00