O Hospital de Pronto Socorro de Canoas, na Região Metropolitana, teve ao menos dez alas atingidas pela água. O local precisou ser evacuado no dia 4 de maio e,nesta terça-feira (21), a reportagem de GZH conseguiu acessar de barco a instituição, que fica no bairro Mathias Velho.
De acordo com o Secretário de Saúde de Canoas, Mauro Sparta, foram afetados todos os setores que ficam no térreo do hospital. Entre eles, emergência, bloco cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), sala de recuperação, traumatologia, radiologia, laboratórios e recepção. Conforme o hospital, não há previsão para a reabertura, já que o local segue alagado.
— Foram retirados todos os equipamentos que ficavam no segundo andar. Foram encaminhados ao Hospital Universitário. A ala de internação foi preservada, no entanto, ainda não temos dimensão do que realmente perdemos— explica o secretário.
Pela Rua Caçapava é possível visualizar o setor de recepção e emergência do hospital com diversas janelas e portas quebradas. Há poltronas boiando em frente ao prédio e ao menos quatro ambulâncias do Samu estacionadas. Na rampa de acesso, também é possível enxergar carros e motos que foram deixados no local, na esperança de que a água não atingisse o prédio.
Após o recuo da água, será necessário verificar a estrutura e também o fornecimento de água, luz e gás. O HPS de Canoas é referência para atendimento de mais de 100 cidades da região. Cerca de 50% dos funcionários do hospital foram afetados pela enchente.