O Ministro das cidades, Jader Filho, antecipou que o governo federal irá destinar R$ 16 milhões para a recuperação da Rua Canários, em Santa Maria, onde um deslizamento do Morro Cechella matou mãe e filha nesta semana. O anúncio oficial será feito na próxima quarta-feira (8), quando serão divulgados outros três projetos do Estado para o Programa de Prevenção a Desastres.
Ele esteve em Santa Maria junto do Presidente Lula e de uma comitiva com outros ministros, Governador do Estado, militares e representantes de entidades civis nesta quinta-feira (2).
O presidente Lula disse, na mesma coletiva, que não faltará ajuda do Governo Federal para que sejam mitigadas as dificuldades pelas quais o Rio Grande do Sul passa desde o início da semana, com a forte chuva que atinge diversas regiões.
O presidente foi o terceiro a falar. O começo da coletiva foi com o Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, que apresentou a Operação Taquari II - que trará mais de 600 militares de todo o Brasil para o Estado, além de 12 embarcações e mais aeronaves para ajudar nos resgates e recuperação. O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Paiva, disse que podem chegar a 16 aeronaves militares para auxiliar o Estado, além de mais de 50 mil militares, e que o município de Lajeado receberá um Hospital de Campanha, com 40 leitos de enfermaria.