O governo de Santa Catarina envia nesta quarta-feira (1º) equipes técnicas para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas atingem o Rio Grande do Sul desde terça (30). Serão deslocados 34 profissionais, helicóptero, 12 embarcações e nove viaturas — uma delas com equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.
Uma equipe da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) vai auxiliar no resgate e no apoio humanitário às famílias desabrigadas, enquanto agentes do Batalhão de Aviação (BAPM) vão reforçar do efetivo local. A PMSC está programando também o envio de uma equipe de reforço para a garantia da ordem pública a partir do momento em que as águas começarem a baixar na região.
— A gente sabe o que é enfrentar um cenário adverso assim e que toda ajuda é necessária. Por isso determinei o envio urgente de auxílio. Vamos prestar todo o nosso apoio. Nossa Defesa Civil e nossas Forças de Segurança são preparadas pra atuar nessas circunstâncias — afirmou o governador Jorginho Mello.
Os militares do CBMSC se concentraram às 4h desta quarta no quartel do município de Araranguá, onde receberam instruções para o deslocamento até Lajeado.
Eles irão compor o Sistema de Comando de Operações (SCO) para a resposta ao evento adverso enfrentado.
Foram empenhados bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa (FT) dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú.