O bairro Canudos, em Novo Hamburgo, está debaixo d’água à margem da Avenida dos Municípios. Os moradores passam com a água na altura da cintura na Rua Bruno Werner Storck. O Rio dos Sinos transbordou e castiga intensamente toda região.
Nesta quinta-feira (2), o carpinteiro Gilson José dos Santos, 38 anos, tentava tirar o carro do amigo Iago Rosa Soares, 23, do meio da água.
— Os moradores daqui perderam tudo. Para eles é muito difícil — comenta Gilson, temendo que a água chegasse em sua casa nas próximas horas.
Com cordas, eles tentavam puxar o Vectra que estava com parte da carroceria submersa.
— Entrou água no carro. Parecia uma piscina — diz Iago.
Era possível ver moradores carregando botijões de gás, utensílios domésticos e roupas para salvar da inundação.
Na manhã desta quinta-feira, Novo Hamburgo estava com 69 pessoas desabrigadas. O Rio dos Sinos, que vem subindo rapidamente desde a madrugada e atingiu 7m48cm na medição da manhã desta quinta, avança sobre ruas e algumas casas, principalmente nas vilas Getúlio Vargas (Canudos) e Palmeiras (Santo Afonso).
O município conta com dois pontos para acolhimento de desabrigados. Um fica no bairro Canudos, no ginásio do Ciep Canudos (Rua Amalie Thon, 50, entrada pela Rua Presidente Costa e Silva), enquanto outro está no bairro Industrial, no ginásio do Colégio Sinodal da Paz (Avenida Pedro Adams Filho, 1974). Este último serve como referência para moradores do bairro Santo Afonso. Os moradores desabrigados podem se dirigir até a Praça da Juventude que serão encaminhados até o local.
A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nas escolas municipais de Lomba Grande nesta quinta. Nas demais escolas do município, as aulas seguem normalmente.
Doações
Na tarde desta quinta, a prefeitura planejava abrir um ponto de coleta de doações na Fenac. A entrada será pelo portão da área administrativa na Rua Araxá. As necessidades principais são de alimentos não perecíveis.