Os novos acumulados de chuva dos últimos dias, além do incêndio registrado na subestação São Luís, em Canoas, atrasaram o início da operação especial da Trensurb. Prevista inicialmente para segunda-feira (27), a retomada agora deve ficar para terça (28) ou quarta-feira (29).
De acordo com o diretor-presidente da empresa, Fernando Marroni, em vídeo divulgado nas redes sociais, não foi possível fazer o deslocamento dos trens, como era previsto.
— A retomada da nossa operação emergencial está sendo adiada por conta das chuvas que aconteceram, que acabam prejudicando o nosso pátio do estacionamento — afirmou, sobre o espaço localizado entre as estações Anchieta e Aeroporto.
Nessa operação especial, a circulação funcionará em via única entre as estações Novo Hamburgo e Unisinos e em via dupla entre Unisinos e Mathias Velho. O serviço está fora de funcionamento desde o dia 3 de maio.
Perda total em três estações
A circulação de trens entre Canoas e Porto Alegre ainda não tem previsão de retomada. Segundo a Trensurb, em três estações foi registrada "perda total": Mercado, Rodoviária e São Pedro. Quando a água baixar, a empresa trabalhará na reconstrução e contabilizará os prejuízos nestes pontos.