O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) está dispensando desde a tarde desta quarta-feira (29) o pagamento da vistoria prévia para colocação de nova placa para proprietários de veículos que tiveram a original extraviada nas enchentes. Segundo o Detran, a medida é válida tanto para veículos de placa padrão Mercosul quanto para os que foram emplacados ainda no padrão anterior.
O serviço de vistoria de autorização é realizado em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Depois de gerada a autorização, o Departamento informa que o proprietário terá que fazer a compra da nova placa em uma Estampadora de Placas de Identificação Veicular. O valor cobrado pela estampagem varia conforme a empresa, mas tem custo médio de R$ 200,00.
Também foi feita a dispensa de pagamento para quem perdeu, por conta das enchentes, o Certificado de Registro de Veículo (CRV). Neste caso, não haverá cobrança para o serviço de nova emissão do documento voltado para quem o possui ainda no formato de papel-moeda.
O Detran explica que, desde 2021, os dados sobre a propriedade e licenciamento do veículo ficam reunidos em um único documento, o CRLV-e, que é digital, e a geração do novo documento se dará neste formato. O serviço é realizado em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) credenciado.
As dispensas de pagamento têm validade de 60 dias, sendo prorrogáveis por igual período. Os proprietários que precisarem realizar esses serviços podem conferir no site do Detran-RS o endereço do CRVA mais próximo, na seção "Locais de Atendimento".
Segundo a autarquia, a portaria é retroativa a esta segunda-feira (28) e proprietários que tiveram perdas por conta da enchente e que já tenham pago alguma das taxas dispensadas podem solicitar para reaver os valores no site do Detran.