O Instituto Geral de Perícias (IGP) retomou na tarde desta quarta-feira (29) o serviço de emissão da carteira de identidade. O serviço permanecia suspenso desde o início do mês de maio, por conta da enchente.
No dia 6 de maio, os sistemas informatizados do Estado foram interrompidos. O Data Center da Procergs foi desligado em razão da cheia do Guaíba, que afetou o bairro Praia de Belas. O sistema voltou a operar na última segunda-feira (27), o que permitiu a retomada das emissões nesta quarta.
Apesar disso, alguns postos seguirão fechados por causa dos danos causados pela enchente. Até a próxima sexta-feira (31), o IGP receberá retorno das prefeituras do Rio Grande do Sul, para saber se elas conseguirão reabrir o serviço em locais provisórios.
Conforme o IGP, por ora, os postos de Eldorado do Sul, São Jerônimo e Rolante permanecem fechados por tempo indeterminado. O posto de Santa Cruz do Sul também foi atingido pela enchente e está operando, provisoriamente, em outro endereço.
O agendamento para emissão da carteira de identidade é feito via online para a maior parte dos postos de identificação. Os demais atendem por ordem de chegada. Nos dois casos, é necessário comparecer presencialmente para solicitar a emissão.
Produção: Maria Stolting