A partir desta segunda-feira (27) os sistemas informatizados do Estado voltam a operar. Isso é possível pelo Data Center ter sido ligado novamente. Em 6 de maio, preventivamente, o equipamento foi desligado devido a enchente que atingiu o prédio no qual fica localizada a Procergs.
A religação ocorre por etapas, iniciando na parte elétrica, passando pelo restabelecimento dos sistemas e encerrando na constatação do banco de dados totalmente preservado. A primeira fase, elétrica e térmica, envolveu uma equipe com quase 50 pessoas entre engenheiros e técnicos eletricistas. Eles restabeleceram a energia na manhã deste sábado (25).
A segunda é a religação dos equipamentos de tecnologia de informação e comunicação, composto por mais de 4 mil itens. O processo encerra, então, com o trabalho de 600 pessoas, divididas em seis equipes, que terão a responsabilidade de reativar os sistemas que porventura não retornarem.
Conforme o governo do Estado, a Secretaria de Planejamento Governança e Gestão (SPGG) coordenou as ações para religar os sistemas, montando estruturas elétricas com três geradores de grande porte (2200 Kw), nove toneladas de cabos e novo nobreak com 13 toneladas de equipamentos, todos instalados em um ambiente elevado a seis metros do solo.
A Procergs gerencia mais de 900 sistemas com distintas funções na administração pública estadual. Segundo o governo do Estado, grande parte dos serviços essenciais permaneceu ativa, em infraestruturas paralelas.