Mesmo com chuva fraca e frio, as agências da Caixa registraram filas na manhã deste domingo (19). Ao todo, 17 estabelecimentos abriram na Capital e em outras 10 cidades para sanar dúvidas e encaminhar o pedido de saque calamidade do FGTS e outros benefícios que foram anunciadas diante da situação de calamidade no Estado.
Em Porto Alegre, sete agências abriram às 10h. A reportagem conseguiu passar em quatro delas. Na Azenha, cerca de 40 pessoas estavam na fila, antes mesmo da abertura. O primeiro a chegar, às 7h30min, foi o Derlei Alves Mello, 57 anos. Ele trabalha como zelador e não conseguiu fazer a requisição do saque pelo aplicativo:
— Vim aqui resolver. Entrou um pouco de água lá em casa. Quero ver quanto vou poder pegar.
Logo atrás dele estava o ajudante de caminhão, Paulo Fraccari Carvalho, 38 anos. Ele saiu do bairro Belém Novo e também não estava conseguindo encaminhar a solicitação pelo app.
— Pegou um pouco de água na minha casa. Vou precisar desse dinheiro.
Na agência da Caixa no Partenon, junto à Avenida Bento Gonçalves, a fila era um pouco menor. Cerca de 30 pessoas se espremiam na marquise, fugindo da chuva. A primeira pessoa chegou às 8h.
Na agência do Bonfim, na Avenida Osvaldo Aranha, cerca de 20 pessoas já estavam dentro do prédio, abrigados da chuva. Já na Assis Brasil, junto ao bairro Sarandi, 50 pessoas aguardavam a abertura da agência, mas o atendimento foi rápido e em menos de uma hora as pessoas estavam sendo atendidas.
Na agência do Jardim Planalto, na Avenida Baltazar de Oliveita Garcia, conforme os atendentes, antes da abertura, 50 pessoas formavam uma fila. Por volta das 11h20min, a espera já era menor e a grande maioria estava sendo atendida dentro do prédio.
A grande maioria das pessoas está buscando a Caixa para agilizar o saque calamidade do FGTS, liberado para trabalhadores de 106 cidades do Rio Grande do Sul. A orientação é de que, se possível, os trabalhadores levem documento de identificação e comprovante de residência. Caso não seja possível, os atendentes buscam alternativas. Além disso, preferencialmente, os aplicativos FGTS e Caixa devem estar instalados no celular.
Além de Porto Alegre, estão abertas até às 15h as agências da Caixa de Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Tramandaí, Lajeado, Viamão e Novo Hamburgo. O Caminhão da Caixa ficará estacionado na cidade de Montenegro.
Além do saque do FGTS , desde sexta-feira (17), foi liberado o valor do Bolsa Família para todos os usuários do programa. Segundo a Caixa, 620 mil famílias têm direito a receber o dinheiro. O valor médio é de R$ 672,74.