As centenas de pessoas que aguardavam resgates na empresa Datacom, localizada no bairro Industrial, em Eldorado do Sul, começaram a ser resgatadas na manhã desta segunda-feira (6), segundo o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata. De acordo com relatos, dezenas de famílias dos bairros mais devastados pela enchente ocuparam a empresa desde a última sexta-feira (3).
Em contato com a reportagem de GZH, o voluntário Vinicius Kaiser detalhou a situação de quem aguardava o socorro no local:
— As pessoas estão bem, com alimento, água e atendimento com médicos. A única coisa que eles não têm é comunicação, estão sem luz e internet.
Ao longo do dia, diversos resgates estão sendo feitos em Eldorado do Sul, não apenas na sede da empresa que fabrica eletrônicos, mas também em escolas, prédios e casas. As buscas ocorrem com ajuda de dois helicópteros, barcos, jet skis e caminhões do exército. Quem é resgatado recebe alimentos, remédios, água e amparo psicológico.
Ainda conforme relatos de voluntários, muitos moradores ainda resistem em deixar suas casas. Os resgatados são levados, em sua maioria, para Guaíba, Porto Alegre e Sertão Santana. As pessoas que procuram familiares devem entrar em contato com esses municípios.