A tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul na quinta-feira (21) ainda afeta alguns municípios. Conforme balanço deste sábado (23), 87 mil pontos ainda estão sem energia elétrica — são 78 mil na área da CEEE Equatorial e outros 9 mil na da RGE.
A CEEE Equatorial diz que restam 4 mil pontos sem energia na Capital. Nas demais áreas de cobertura, seguem sem luz as regiões Sul (16 mil pontos sem energia), Centro-Sul (9 mil), Litoral Sul (8 mil), Metropolitana (7 mil), Carbonífera (4 mil), Campanha (4 mil) e Litoral Norte (4 mil).
Durante o evento climático, rajadas de vento de até 90 km/h foram registradas na Capital.
Segundo a Defesa Civil estadual, há 206 desalojados, sendo 150 em Cerrito, oito em Pelotas e 48 em Santa Vitória do Palmar. Em Arroio Grande, seguem 16 desabrigados. Cinco pessoas ficaram feridas.
Na área de concessão da RGE, o cenário também foi de estragos. De acordo com a concessionária, os danos na rede elétrica foram provocados principalmente por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
Às 14h deste sábado, 9 mil clientes seguiam sem energia. Os municípios mais afetados são Santo Ângelo e São Gabriel, na região das Missões. No pico do temporal, 419 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Por sua vez, a Corsan assegura que o serviço está normalizado em sua área de cobertura.
O boletim do governo atualizado às 14h deste sábado também indica que os serviços de telefonia e internet da área atendida pela TIM e pela Claro estão normalizados. Porém, três municípios atendidos pela Vivo seguem sem serviços de telefonia e internet.
Alerta à população
A RGE alerta para as pessoas ficarem longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação é para acionar a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.