Quase metade dos 6 mil moradores de Cerrito, no Sul do Estado, estão há 10 dias sem energia elétrica, desde que um temporal atingiu o município na madrugada de 21 de março. Em nota divulgada na sexta-feira (29), a CEEE Equatorial afirma que restabeleceu a energia para 99% dos clientes no Estado, mas não dá prazo para solucionar a questão de Cerrito.
Além do serviço não prestado, o prefeito de Cerrito, Douglas da Silveira, reclama da dificuldade de conseguir informações.
— Não nos dão explicação. Eu quero saber quantas unidades estão desligadas para atender os moradores. Agora mesmo estou com dois caminhões-pipa saindo para poder levar água para o Interior — reclamou o chefe do Executivo.
A estimativa da prefeitura é de que 700 a 800 residências permaneçam sem energia, principalmente na área rural. Sem luz, famílias que possuem poço não conseguem captar água. Os reservatórios do município também estão prejudicados sem energia elétrica para ligar os motores.
Uma decisão judicial liminar determina multa diária de R$ 50 mil à CEEE Equatorial caso a energia não retorne em Cerrito em 48 horas, com prazo que começou a correr na sexta.
Ao lado de Cerrito, moradores do município Morro Redondo também estão sem energia desde o dia 21. Moradora da área rural, Sílvia Signorin conta que equipes da CEEE Equatorial até aparecem na região, mas o problema não é solucionado.
— Ontem até apareceu uma equipe, só que eles estavam desde às 6h trabalhando, anoiteceu e eles só conseguiram emendar um fio. Tem três postes para trocar, tem rede no chão — disse.
Como vive em área rural, o abastecimento de água também é por poço. Sem energia, Sílvia precisa buscar água em outro lugar.
— Precisamos carregar água de balde. Tem muitas pessoas de idade, aposentados rurais, como alguém idoso vai carregar água de balde? — questionou Sílvia.
Também há pontos de Pedras Altas, Piratini e Pinheiro Machado seguem sem energia. GZH pediu um novo posicionamento à CEEE Equatorial e aguarda retorno.
Na sexta, a CEEE emitiu a seguinte nota:
"Em relação à restauração de energia após as tempestades da semana passada, a CEEE Equatorial recorda que mais de 99% dos clientes afetados já tiveram o serviço normalizado. Em 48 horas, aproximadamente 90% das contas já estavam operando normalmente.
Eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul têm afetado a rede elétrica desde o ano passado, exigindo esforços da CEEE Equatorial para restaurar a energia. Em casos extremos, a reconstrução total da rede elétrica é necessária".