
Os trabalhadores rodoviários de Rio Grande aceitaram, no começo da manhã desta quarta-feira (14), a proposta apresentada pela Transpessoal. A greve da categoria, que começou na madrugada de segunda-feira (12), chegou ao fim com a volta de 100% da frota dos ônibus às 7h07min desta quarta-feira.
A proposta da empresa de transporte coletivo foi encaminhada na tarde de terça-feira (13), após audiência de conciliação. A assembleia dos rodoviários começou por volta das 6h desta quarta. Por conta disso, o amanhecer foi sem ônibus nas ruas de Rio Grande. A oferta da Transpessoal foi aceita por maioria, com 44 votos a favor, 35 contra e quatro nulos.
A proposta prevê o pagamento de diárias entre R$ 6,50 e R$ 13 aos trabalhadores, o início da discussão sobre plano de saúde e o pagamento retroativo de reajuste — com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) — nos meses de fevereiro e março.
A categoria pedia a volta do plano de saúde, gratificação pelo acúmulo das funções de motorista e cobrador e reajuste de 7,5% em relação ao INPC de fevereiro, o que seria uma recuperação da perda salarial entre 2020 e 2025.
A Transpessoal tem ao todo 270 funcionários, dos quais aproximadamente 200 são motoristas e outros 30 são cobradores.