O município de Cerrito, no sul do RS, irá decretar situação de emergência, depois de ser gravemente atingida pelo temporal registrado na madrugada desta quinta-feira (21). O balanço atual da prefeitura é de que 250 casas foram destelhadas total ou parcialmente.
Ainda, uma casa desabou em cima de um morador da cidade, de 45 anos, que ficou ferido sem lesões graves. Ele está internado no Pronto Socorro de Pelotas. Para resgatar a vítima, foi necessário que uma equipe retirasse árvores da estrada para a passagem do serviço de socorro.
Segundo a prefeitura de Cerrito, o objetivo do decreto de emergência é realizar a compra de telhas para as famílias que tiveram as casas atingidas pelas rajadas de vento, que chegaram a rajadas de 120km/h. O município acredita que o número de residências destelhadas ainda possa subir. Enquanto as telhas não chegam, a Defesa Civil está distribuindo lonas para os moradores com casas danificadas.
Para o prefeito Douglas da Silveira, os danos da última noite são tão ruins quanto os ocorridos nas enchentes de setembro do ano passado.
— É um momento de solidariedade. Nós estamos fazendo um chamamento para a comunidade, para os vizinhos que não foram atingidos ou que tem mais condições, para que possam atender os seus conterrâneos e a gente possa superar isso o mais rápido possível.
O levantamento da prefeitura aponta, ainda, que cem postes de luz caíram. O vendaval também danificou duas escolas da zona rural: a Escola Jaime Faria teve o telhado do ginásio completamente destruído, e a Escola Ulisses Guastucci teve danos de infraestrutura. Ambas estão interditadas e com as aulas suspensas até o fim da semana.
Além disso, veio abaixo um complexo poliesportivo que estava em construção e havia recebido um investimento de R$ 500 mil da prefeitura.
*Produção: Fernanda Axelrud