O governo federal publicou no Diário Oficial da União de quarta-feira (28) a portaria que confirma a liberação de R$ 9,6 milhões para Muçum, no Vale do Taquari, reconstruir a parte rodoviária da ponte Brochado da Rocha, que liga o município a Roca Sales. A estrutura foi destruída na enchente histórica que atingiu a região no começo de setembro.
Com isso, a prefeitura vai assinar ainda nesta quinta-feira (29) o contrato com a empresa Traçado Construções e Serviços, que venceu a licitação para a obra. Depois, o município precisa apresentar documentos ao governo federal, que libera a primeira parcela.
Conforme a prefeitura de Muçum, assim que houver o primeiro pagamento, a obra receberá a ordem de início. A previsão de execução é de cinco meses e meio.
O recurso será desembolsado em três parcelas e o município terá prazo de até 365 dias para executar as obras. Após o encerramento das atividades, o município deverá prestar contas em 30 dias.
A estimativa é de que mais de mil pessoas utilizem diariamente a ponte para se deslocar entre Muçum e Roca Sales. A estrutura tem, também, importância para o turismo, já que faz a ligação do Vale do Taquari com o Vale dos Vinhedos, ao conectar a RS-129 à Rota do Sol e à RS-444, pelo município de Santa Tereza.