O vice-governador Gabriel Souza chegou por volta das 9h desta quarta-feira (17) ao Centro Integrado de Comando (CEIC) de Porto Alegre, onde o gabinete de crise está reunido para discutir estratégias de enfrentamento dos problemas causados pela tempestade da noite de terça. Ele expressou preocupação com a possibilidade de cheia no Vale do Caí.
— O Vale do Caí nos preocupa pelas enchentes dos rios — afirmou o vice-governador Gabriel Souza, salientando que a Região Metropolitana também foi bastante afetada pela tempestade de quarta-feira (16).
Até o momento, 25 municípios relataram danos ao governo do RS. A Corsan entrou em contato com Gabriel Souza e mostrou preocupação em relação ao fornecimento de energia na Grande Porto Alegre.
— Sugeri que a Corsan contratasse geradores e nós vamos fornecer geradores aos hospitais que necessitarem — disse, pedindo para a CEEE Equatorial se posicionar sobre os problemas.
O governo do RS acredita que o município mais afetado tenha sido São Vicente do Sul, no Vale do Jaguari. Em relação à Capital, o vice citou a grande quantidade de árvores derrubadas.
— O cenário é realmente muito desolador. Centenas, talvez milhares de árvores caídas. E a rede elétrica está bastante danificada. Vai levar tempo para restabelecermos a energia em todo o Estado — afirmou Gabriel Souza.