Um avião caiu por volta das 10h36min de domingo (28) na zona rural de Itapeva, em Minas Gerais. Sete pessoas morreram, segundo peritos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
O acidente
Conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu quando a aeronave se desintegrou no ar. Segundo o g1, uma médica-legista presente no local para a remoção dos corpos informou que a aeronave se dividiu em três grandes fragmentos e em vários outros menores. Bombeiros informam que os destroços dispersos foram encontrados em um raio de aproximadamente um quilômetro.
Moradores relatam que chovia forte em Itapeva no momento do acidente. Segundo o governo mineiro, depois de localizada a aeronave, oito bombeiros militares começaram a atuar em um perímetro de aproximadamente 400 metros.
A rota do avião
O avião decolou do Aeroporto dos Amarais, em Campinas (SP), às 10h9min, com destino a Belo Horizonte (MG). Segundo uma funcionária da empresa de duas das vítimas, as famílias estavam em Campinas na semana anterior para uma cerimônia de premiação e decidiram passar o fim de semana na chácara de um amigo em Itu (SP). A aeronave, modelo Piper PA46, chegou ao Campo dos Amarais na sexta-feira (26) e foi mantida em um hangar particular.
As vítimas
Sete pessoas estavam a bordo da aeronave, cinco passageiros e dois tripulantes. Todos morreram no acidente. Entre os passageiros estavam dois empresários do ramo financeiro, juntamente com suas esposas, além do filho de um dos casais.
Até o momento, a polícia não conseguiu identificar oficialmente os corpos. A gravidade do impacto da aeronave impossibilita a identificação visual das vítimas. Documentos foram encontrados, mas será necessária uma análise detalhada, incluindo a confrontação datiloscópica (processo de identificação por meio das impressões digitais), e em casos mais complexos, métodos como antropologia forense ou testes de DNA para identificar.
Quem são:
- Marcílio Franco da Silveira, 42 anos
- André Rodrigues do Amaral, 40 anos
- Raquel Souza Neves Silveira, 40 anos: esposa de Marcílio
- Antônio Neves Silveira, dois anos: filho de Raquel e Marcílio
- Fernanda Luísa Costa Amaral, 38 anos: esposa de André
- Geberson Henrique Tadeu Chagas Pereira: piloto
- Gabriel de Almeida Quintão Araújo, 25 anos: copiloto
Identificação dos corpos
Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Pouso Alegre para identificação, conforme informado pela Polícia Civil.
As causas
Até o momento, não há informações precisas sobre as causas do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para conduzir as investigações. Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave de matrícula PS-MTG foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, é registrada como uma aeronave de serviço aéreo privado e não possui permissão para realizar táxi aéreo. Ela estava com situação normal.
De acordo com a FAB, "a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes".