A presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Agergs) avaliou, nesta terça-feira (23), que as medidas adotadas até aqui não surtiram efeito para melhorar a qualidade dos serviços das empresas de energia elétrica no Rio Grande do Sul. No fim da reunião semanal dos conselheiros da Agergs, Luciana Luso de Carvalho afirmou que a agência aplica multas e faz determinações às concessionárias, mas que isso não tem sido suficiente.
Uma semana após a tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul, o Estado ainda registra, segundo a CEEE Equatorial e a RGE, mais de 5 mil clientes sem luz até as 15h desta terça.
— As ações da Agergs em relação à energia elétrica são contínuas, realizadas no âmbito da nossa atribuição legal e em decorrência do convênio com a Aneel. É a Agergs que fiscaliza a distribuição de energia elétrica em todo o Rio Grande do Sul e tem feito isso com ações bastante relevantes. Infelizmente, ainda não surtiu efeito (sobre as empresas de energia elétrica). Não aplicamos só multas, mas também fazemos determinações. Relatórios com determinações que são monitoradas pela Agergs, além das sanções — disse a presidente.
Na segunda-feira (22), em entrevista à Rádio Gaúcha, Luciana afirmou que a agência abrirá uma investigação sobre a atuação da CEEE Equatorial e da RGE nos últimos dias, mas só depois de a energia ser completamente restabelecida aos clientes. O argumento é de que investigar as empresas durante a falta de luz poderia prejudicar as concessionárias na atividade primordial de resolver os pontos desabastecidos.