A chuva em Santa Catarina causou estragos nesta quinta-feira (2), principalmente no Oeste do Estado. A SC-480, que liga ao Rio Grande do Sul, está interditada após um deslizamento de terra.
Nos municípios de Jardinópolis, Quilombo e São Domingos — distantes cerca de 600km de Florianópolis — os rios transbordaram durante a madrugada. Famílias ficaram ilhadas, casas alagadas, pontes submersas e carros foram arrastados. As vítimas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros.
Na SC-480, em Chapecó, também no Oeste, mais de cem metros da estrada foram tomados por lama, árvores e pedras. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Polícia Militar, será realizada uma nova vistoria para analisar a possibilidade de desobstrução da rodovia nesta quinta-feira. Não existem desvios próximos.
A região já havia registrado prejuízos e mortes em outubro por conta de enchentes. O mau tempo é causado pela influência de uma frente fria, associada ao ciclone extratropical.
Segundo boletim da Defesa Civil de SC, foram registrados acumulados entre 70 e 100mm entre quarta e esta quinta-feira. A chuva continua em menor intensidade durante o resto da tarde, mas, a partir da noite e durante a madrugada de sexta, há condições para novos temporais.