O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para risco de temporal no Rio Grande do Sul entre esta quinta-feira (2) e sexta-feira (3). O marcador vermelho, que abrange o norte e noroeste do Estado, assim como o laranja, que engloba a Fronteira Oeste, a Campanha e a Região Central, é válido até as 9h de sexta-feira (3). Já o alerta de tempestade laranja, que inclui o Noroeste, a Serra, o Norte, o Litoral, a Região Metropolitana e o Sul, estende-se até 21h de sexta (3).
Confira os mapas:
Nas áreas que estão sob o marcador laranja, existe o risco de chuva de até 100 milímetros ao dia, rajadas de vento de até 100 km/h, descargas elétricas e queda de granizo. Nas regiões que estão sob aviso vermelho, os números são ainda maiores: pode chover mais de 100 milímetros e a velocidade do vento deve passar de 100 km/h.
Em Passo Fundo, no norte do Estado, por exemplo, que está na área do alerta vermelho, a média de chuva para todo o mês é de 195 milímetros. Já na Capital, cujo alerta é laranja, costuma chover, em média, 136mm em novembro.
Dessa forma, existe grande risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A orientação do Inmet é de que, em caso de perigo, se contate a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de cada região.