A duplicação da RS-734, em Rio Grande, no sul do Estado, está passando por nova fase. Depois de sete meses paralisada, a Construtora Pelotense assumiu a execução da obra e, nesta semana, começou a instalação de novos postes nos primeiros dois quilômetros da rodovia que liga o Balneário Cassino ao centro da cidade.
No momento, os postes que ficavam no quilômetro zero da rodovia estão sendo removidos e substituídos pelas novas estruturas, que ficarão à direita da pista. A situação da obra foi informada em nota, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
A expectativa do Daer é que, após a instalação dos postes, seja iniciada a pavimentação até o quilômetro 1,4, no lado direito. Também devem ser prosseguidas as obras de terraplenagem e drenagem do quilômetro 1,4 ao 2,5.
A obra começou em 26 de junho de 2022, com investimento de R$ 50 milhões do governo do RS. A primeira colocada no processo licitatório foi a Construtora Conpasul, que começou o processo de drenagem e pavimentação dos primeiros 2,5 quilômetros da estrada, no sentido Cassino-Centro.
Três fatores levaram à paralisação da obra: burocracias com a CEEE Equatorial, eventos climáticos e a troca da empresa responsável pelo processo.
A primeira situação ocorreu no final do mês de janeiro, quando a construtora Conpasul precisou fazer a remoção de postes que ficam no local onde será a pista da rodovia. Para realizar esse processo, foi necessário solicitar a autorização da CEEE Equatorial, que liberou somente no final de março. Durante esses dois meses, a obra permaneceu parada.
O Daer se manifestou, em 24 de abril, afirmando que a construtora iria deixar o trâmite porque não conseguiria cumprir com o cronograma solicitado pela fiscalização. Assim, teve início o processo de contratação da segunda colocada no processo licitatório, a Construtora Pelotense/SBS.
Aproximadamente quatro meses depois, no dia 28 de agosto, o governo do Estado assinou a ordem de início da Pelotense. Nesta mesma data, foi divulgado que o novo prazo de conclusão, passando de dezembro de 2023 para o final do segundo semestre de 2024.
Desde esse dia, a construtora estava apta a começaram o serviço, porém o Daer afirma que as chuvas afetaram o cronograma previsto. A obra foi retomada no dia 11 de setembro.
O investimento de R$ 50 milhões foi disponibilizado em 2022. Deste valor, R$ 2,5 milhões já foram utilizados. Ao todo, o trecho a ser duplicado representa 6,5 quilômetros. Até o dia 4 de outubro, somente 2,5 quilômetros tinham recebido manutenções.