Depois da chuva registrada na noite de quarta-feira (11) e na madrugada desta quinta (12), o nível do Rio Caí vem aumentando nas últimas horas e já alcançou a cota de alerta. Em São Sebastião do Caí, às 18h, a água atingia a marca de 10 metros, um pouco abaixo da cota de inundação, que é de 10m50cm. Em duas horas, o rio subiu 16 centímetros.
A boa notícia, segundo a Defesa Civil municipal, é o fato de que o Rio Caí está subindo mais devagar nas últimas horas, com tendência de estabilização. Nenhuma família precisou sair de casa.
— Com essa velocidade, apresenta sinal de estagnação. Temos a perspectiva de que não vai passar da cota de inundação, mas vai chegar próximo — afirma o coordenador da Defesa Civil, Ênio dos Santos.
A jusante, em Montenegro, a situação é parecida. O Rio Caí também subiu nas últimas horas e está na cota de alerta, com 5m57cm. A inundação ocorre quando a água atinge a marca de 6 metros.
— Depende se vai ter mais chuva. Se continuar com esse fluxo, podemos ter alagamentos na cidade — Clóvis Pereira, coordenador municipal da Defesa Civil.
Pelo menos dois bairros em Montenegro estão alagados desde a última enchente, mas são áreas em que as casas foram construídas abaixo do nível de inundação. Nestes casos, as famílias que vivem nas regiões já são acostumadas com as inundações e decidem permanecer nas suas casas.
A Defesa Civil acompanha a situação para atender os moradores das áreas baixas do município, em caso de necessidade.