Pelo menos 167 pessoas precisaram deixar suas residências em função do aumento do nível do Rio Jacuí, em Rio Pardo. A maior parte delas está ficando em casas de parentes e duas famílias estão sendo acolhidas no ginásio Paulo César de Castro. Ainda neste sábado, a Defesa Civil está atuando no bairro Higino Leitão, para retirar mais famílias de casa.
O nível do rio no Vale do Rio Pardo segue em elevação. De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura do município na manhã deste sábado (16), o nível aumentou 79 centímetros na Barragem Anel de Dom Marco. Com isso, o rio está em 17m69cm.
Em outro ponto do rio, que passa pela zona urbana do município, o aumento foi de 47 centímetros, atingindo 15m86cm. Nesse local, o leito normal seria de seis metros.
O município de Rio Pardo é o mais atingido do Vale do Rio Pardo em razão da cheia do rio. Na sexta-feira (15), o município decretou situação de emergência em razão da enchente. Com o documento, a cidade fica dispensada de licitação para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos locais atingidos no prazo máximo de 180 dias. Os danos foram verificados em áreas urbanas e rurais.
O decreto, assinado pelo prefeito Rogério Monteiro, afirma que na primeira quinzena de setembro a chuva acumulada na cidade chegou a 339 milímetros, marca que fica entre as maiores médias históricas ocorridas nos últimos 40 anos no município, de acordo com a aferição da Defesa Civil estadual.