O município de Rio Pardo decretou situação de emergência nesta sexta-feira (15) por causa da enchente do Rio Jacuí. Segundo a Defesa Civil, nesta sexta-feira haviam 76 pessoas fora de casa por conta da inundação. Destas, 10 estão desabrigadas e foram encaminhadas ao ginásio Paulo César de Castro. As demais foram para residências de familiares.
O número subiu desde a última quarta-feira (13), quando 31 moradores estavam fora de casa. As localidades mais atingidas, onde a água já invadiu os imóveis, são o balneário Porto Ferreira, a Travessa do Camargo, a Praça da Ponte, o bairro Vila Nova e arredores da Avenida Perimetral. No balneário Ingazeiros também há impacto, especialmente em estabelecimentos comerciais que ficam na região.
O documento, assinado pelo prefeito Rogério Monteiro, afirma que na primeira quinzena de setembro a chuva acumulada na cidade chegou a 339 milímetros, marca que fica entre maiores médias históricas ocorridas nos últimos 40 anos no município, de acordo com a aferição da Defesa Civil estadual. De acordo com o órgão, o nível do Rio Jacuí está em 16m90cm em Rio Pardo, onde o leito normal é de 7m.
Com o decreto, o município fica dispensado de licitação para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos locais atingidos no prazo máximo de 180 dias. Os danos foram verificados em áreas urbanas e rurais.