Equipes da Defesa Civil seguirão empenhadas, nesta quarta-feira (6), no resgate às vítimas da tempestade que atingiu o RS nos últimos dias. Segundo o boletim divulgado pelo órgão na tarde desta terça-feira (5), pelo menos 67 municípios foram afetados pelo temporal. A região mais atingida foi o Vale do Taquari.
Em coletiva de imprensa realizada na noite desta terça, o governador Eduardo Leite informou que as equipes devem seguir trabalhando durante a noite e madrugada para resgatar as vítimas que continuam ilhadas, muitas delas sobre os telhados de casa.
— Disponibilizamos as aeronaves para realizar resgates. O foco agora é resgatar e salvar pessoas. Muitas pessoas em telhados, lajes de casas, molhadas, o frio chegando — relata o governador que passou a tarde em Lajeado, no Vale do Taquari, acompanhando os trabalhos de salvamento na região.
Segundo Leite, os trabalhos de resgate seguirão por terra, água e ar. Até a noite desta terça, foram confirmadas 21 mortes em decorrência da tempestade. O governador não descarta a possibilidade de que mais vítimas fatais possam ser localizadas durante os resgates, mas ele frisa que o foco está em salvar as pessoas.
Segundo a Defesa Civil, 52 mil pessoas foram afetadas diretamente e 2,7 milhões indiretamente pelos transtornos causados pela chuva em todo o RS. O governador afirma que está em contato com o governo federal para que mais helicópteros sejam incorporados ao grupo de resgate no Taquari.
Nesta quarta-feira, Leite deve voltar a Lajeado, desta vez acompanhado da comitiva composta por ministros e deputados vindos de Brasília para um sobrevoo. O presidente Lula escalou para participar do sobrevoo na região o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil Wolnei Aparecido Wolff.
O cronograma da comitiva prevê que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decole de Brasília às 6h com previsão de desembarcar no Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul às 8h. A comitiva deve sobrevoar os municípios de Muçum, Roca Sales e Encantado, que foram os mais atingidos pelo temporal. Em Encantado, os ministros chegam às 9h no Parque do Imigrante. Às 9h15min visitam abrigos e às 10h30min, participam de reunião com prefeitos e Defesa Civil, na Univates. Às 11h30min, no mesmo local, está prevista uma coletiva de imprensa.