Novo boletim da Defesa Civil, divulgado às 16h30min desta terça-feira (5), mostra que subiu para 67 o número de municípios prejudicados pelas tempestades que atingiram o Estado de domingo até esta terça-feira (5). São 52 mil pessoas diretamente e 2,7 milhões indiretamente afetadas pelos transtornos causados pela chuva. A região do Vale do Taquari é a mais afetada no momento.
Ainda segundo os dados, o Rio Grande do Sul contabiliza 1.650 desabrigados (que foram acolhidos pela estrutura pública, como abrigos e ginásios) e 3.084 desalojados (que recorreram às residências de amigos, familiares e conhecidos). Uma operação está sendo feita com o apoio de cinco aeronaves para o resgate das pessoas ilhadas, mas este número pode aumentar.
Além disso, 21 óbitos foram confirmados nas cidades de Muçum, Estrela, Lajeado, Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. Muçum concentra 15 mortes desse total.
Em entrevista coletiva mais cedo, o subchefe da Defesa Civil do RS, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, afirmou que há possibilidade de mais vítimas serem encontradas após os rios baixarem.
Ele também sublinhou que os corpos achados em Muçum estariam em uma série de residências de uma mesma localidade.
— Não consigo dizer em quantas residências, mas eram na mesma localidade — disse.
O governador do Estado, Eduardo Leite, esteve no Vale do Taquari nesta terça e afirmou que deve voltar a região, acompanhado de ministros, na manhã de quarta-feira (6), para fornecer apoio e assistência aos afetados.
Confira o número de óbitos até o momento:
- Passo Fundo: 1
- Mato Castelhano: 2
- Ibiraiaras: 2
- Estrela: 1
- Lajeado: 1
- Muçum: 15