O governo federal anunciou, nesta terça-feira (5), o encaminhamento de reforço logístico para resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, quatro helicópteros foram colocados à disposição do Estado.
Com isso, chega a sete o número de aeronaves empregadas no socorro às comunidades afetadas. Pelo menos 21 mortes já foram contabilizadas.
O apoio foi confirmado pelo ministro Paulo Pimenta em entrevista ao Gaúcha+. Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o envio atendeu aos pedidos feitos governador Eduardo Leite.
Três helicópteros pertencentes ao Estado já haviam se deslocado, durante a manhã, até o Vale do Taquari. Eles deram início ao salvamento de pessoas avistadas sobre árvores e telhados, além de pacientes ilhados em hospitais.
— Inclusive, o governador ainda não tinha se deslocado mais cedo para a região para que os três helicópteros fossem utilizados na sua atividade-fim, que é o resgate das vítimas — comentou Pimenta.
O ministro destacou ainda, durante entrevista, que equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também já se encontram em solo gaúcho. O Exército também disponibilizou três botes para atuação nas buscas.