Um trabalho de mapeamento dos estragos nas edificações do Vale do Taquari já colhe os primeiros resultados. Balanço parcial divulgado pelo vice-governador Gabriel Souza, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15), dá conta de que pelo menos 80 residências foram destruídas pela enchente nas cidades de Muçum e Roca Sales, metade em cada localidade, segundo os números preliminares.
De acordo com o gabinete do vice-governador, que está instalado temporariamente na região mais afetada pelas inundações, 91 residências em Muçum e outras 163 em Roca Sales não chegaram a registrar danos estruturais. Com isso, já chega a 254 o número de casas que, ao menos, necessitam de limpeza ou pequenos reparos.
Nesta sexta, Souza anunciou também a criação do Escritório de Projetos de Reconstrução e Restabelecimento. Várias secretarias estaduais fazem parte do agrupamento, que tem como foco agilizar a reconstrução das cidades e a retomada da normalidade. Uma das medidas previstas é a contratação de mais engenheiros.
Atualmente, cerca de 50 profissionais estão envolvidos na força-tarefa de avaliação do comprometimento das residências e estabelecimentos comerciais atingidos pela cheia do Rio Taquari. Os números devem ser atualizados nos próximos dias, pois o trabalho realizado pela equipe prossegue, neste sábado (16), em Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Muçum.