A Tenda da vigília da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) voltou a ser montada na Praça Saldanha Marinho. O motivo são as homenagens que acontecem neste dia 27, pelos 10 anos e seis meses da tragédia da boate Kiss.
São realizadas ações como vigílias, homenagens e o projeto quadradinhos de amor, onde pais e mães de vítimas fazem roupinhas e mantas de tricô para doar para recém-nascidos de hospitais e unidades básicas de saúde.
As atividades acontecem até as 17h desta quinta-feira. Depois disso, a tenda será novamente desmontada.
Há cerca de duas semanas, a pedido da própria AVTSM, a estrutura, que estava lá há 10 anos, foi desmontada. O motivo foi o pouco uso do espaço, que resultou no acampamento quase permanente de moradores de rua no local. Agora, a montagem e desmontagem da tenda passa a ser feita a pedido da associação, e todo dia 27 a estrutura provisória é instalada, para marcar a data, em janeiro de 2013, em que o incêndio aconteceu.
O espaço da Praça Saldanha Marinho se tornou um ponto simbólico e de união entre sobreviventes e familiares de vítimas da tragédia. Foi dali, distante pouco mais de 400 metros da boate Kiss, que ocorreram momentos históricos para a associação, como reuniões, gravações de documentários e protestos.
No local também foi transmitido ao vivo o julgamento dos quatro acusados pelo incêndio, em dezembro de 2021.