A Defesa Civil de São Leopoldo, no Vale do Sinos, segue em alerta neste domingo (16), devido ao aumento do nível do Rio dos Sinos. De acordo com o boletim divulgado pelo órgão às 14h, o nível do rio apresentava elevação de 4,65 metros, aumentando 1,5 centímetro por hora. A elevação se dá por conta da passagem do ciclone extratropical, que resultou em acúmulo de chuva na região.
A medição é feita por telemetria da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na Rua da Praia. Segue em elevação de aproximadamente 1,5cm/h e a montante em Campo Bom permanece subindo.
Dessa forma, conforme disposto no Plano de Contingência segue o alerta preventivo para a Rua da Praia e fundo da Rua das Camélias. Equipes da Defesa Civil percorrem esses locais informando sobre a possibilidade de cheia do rio.
Fabiano Camargo, coordenador técnico da Defesa Civil de São Leopoldo, relata que o município segue em alerta, mas que nenhuma família precisou ser retirada de casa.
— Seguimos monitorando, ainda não temos previsão de estabilização, mas a expectativa é de que estabilize em breve à montante em Campo Bom, para que na sequência tenhamos a mesma percepção aqui— afirma Camargo.
Segundo ele, a partir de 4,50 metros, a água começa a atingir a Rua da Praia, mas é só quando ultrapassa os 5,10 metros que é emitido o alarme, quando se é colocado em prática o plano de contingência na íntegra. Camargo, porém, não acredita que o rio chegará neste nível sem novas chuvas ou fortes ventos.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), não choveu nas últimas 24 horas em São Leopoldo, porém a precipitação acumulada no mês de julho já chegou a 194 milímetros. Segundo a Climatempo, a precipitação média para o mês dos últimos 30 anos na cidade foi de 151 mm.