A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um alerta após o nível do Rio dos Sinos ultrapassar a marca de 4,30 metros neste sábado. Às 9h30min, a água havia chegado em 4,31 metros e, em nova medição, realizada às 17h30min, foi constatado que está em 4,39 metros. A medição ocorre por telemetria da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na Rua da Praia.
Desta forma, seguindo o Plano de Contingência para Inundações (Placon), foi emitido o alerta preventivo tanto para a Rua da Praia e fundo da Rua das Camélias. Equipes da Defesa Civil municipal ainda percorrem os locais informando os moradores sobre a possibilidade de cheia do rio, mas, até o momento, ninguém foi orientado a abandonar sua casa. O momento, segundo o órgão, é de conversa e conscientização junto aos moradores.
De acordo com a prefeitura do munícipio, o Rio dos Sinos segue em elevação de aproximadamente 1 centímetro por hora após da passagem do ciclone extratropical e a montante em Campo Bom permanece subindo.
— É uma elevação baixa, bem diferente da situação que a gente teve em junho. O nível de Campo Bom é importante, a gente está sempre monitorando, porque no momento que estabilizar lá, em média de um dia, um dia e meio, ele vai estabilizar aqui. Caso estabilize em Campo Bom amanhã, não teríamos muito atingimento, mas igual emitimos o alerta como forma de prevenção — explica Fabiano Camargo, coordenador técnico da Defesa Civil de São Leopoldo.
De acordo com ele, a partir de 4,50 metros, a água começa a atingir a Rua da Praia, mas é só quando ultrapassa os 5,10 metros que é emitido o alarme, quando se é colocado em prática o plano de contingência na íntegra. Camargo, porém, não acredita que o rio chegará neste nível sem novas chuvas ou fortes ventos.
— Nós estamos na expectativa, conforme a orientação da Defesa Civil estadual, da elevação parar em algum momento entre hoje e amanhã em Campo Bom e, consequentemente, deve parar para nós depois também — detalha Camargo.