As primeiras famílias que estavam desalojadas em São Sebastião do Caí começaram a retornar para suas casas no sábado (15), após o nível do Rio Caí baixar. Até sexta-feira (14), 62 famílias estavam acomodadas em abrigos oferecidos pela prefeitura durante a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul.
A expectativa da administração do município era de que os moradores pudessem voltar aos lares deste domingo (16) até segunda-feira (17). Como o nível do rio seguiu baixando, algumas áreas já apresentaram condições de receber a população novamente.
Conforme a última medição, do começo da manhã de domingo, o Rio Caí ainda segue na marca de 9 metros, cerca de 7 metros acima do nível considerado normal, mas já abaixo da cota de inundação. Mesmo assim, ainda há locais alagados, como o bairro Navegantes. Nesse caso, a estimativa é de que seja possível o retorno das famílias até segunda-feira.
Na última semana, 153 adultos e 33 crianças foram abrigados no Ginásio Municipal e no Centro integrado de São Sebastião do Caí de forma preventiva devido à chuva e cheia do Rio Caí. As áreas próximas ao rio e ao porto antigo da cidade ficaram alagadas nos últimos dias.