A CEEE Equatorial promete que, a partir desta terça-feira (18), a região sul do Estado contará com reforço nas equipes responsáveis pelo restabelecimento da energia elétrica. A medida foi anunciada após reunião realizada entre representantes da empresa e prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
De acordo com os prefeitos, a CEEE informou que mais de 140 equipes foram mobilizadas para atuar na região, em resposta ao alto número de pontos sem energia desde a última quarta-feira (12) — quando um ciclone extratropical atingiu o Estado.
— Eles prometeram solucionar esse problema o mais rápido possível. Talvez entre hoje e amanhã a situação já esteja melhor aqui na nossa região — afirmou o presidente da Azonasul e prefeito do Chuí, Marco Barbosa.
Durante a reunião, conforme os participantes, a CEEE Equatorial anunciou a criação de um comitê de crise exclusivo, destinado a atender os municípios da Região Sul em eventuais desastres climáticos futuros. A iniciativa visa aprimorar a coordenação entre os órgãos envolvidos e agilizar o restabelecimento dos serviços essenciais em situações emergenciais.
Procurada por GZH, a CEEE Equatorial confirmou as informações divulgadas pelos prefeitos e informou "que criará um comitê para avalição de desastres climáticos futuros, reforçando as equipes de reconstrução de rede de distribuição de energia elétrica".
Nos últimos dias, a CEEE Equatorial foi alvo de pelo menos 10 manifestações em Pelotas e Rio Grande. Na segunda-feira (17), em Rio Grande, foram fechados os principais pontos de acesso ao município. Além disso, um carro da Defesa Civil foi apedrejado. Ninguém ficou ferido.
Em Pelotas, a Avenida Adolfo Fetter foi totalmente bloqueada em direção à praia do Laranjal. A manifestação foi feita por moradores do bairro Areal e da praia. Além disso, foram realizados protestos também no bairro Três Vendas.
Municípios do sul do Estado são os mais afetados pela falta de energia elétrica desde a passagem do ciclone na última quinta-feira. Em Pelotas, na manhã desta terça-feira, 4 mil unidades ainda aguardavam pelo restabelecimento da energia. Em Rio Grande, são cerca de 1,5 mil. Municípios como Canguçu, Arroio Grande, Morro Redondo e Capão do Leão também registram falta de energia.