Em dez anos o número de veículos em Passo Fundo, no norte do Estado, aumentou de 108 mil para 141 mil. Os dados são do Detran/RS e ajudam a explicar um desafio constante de quem trabalha no socorro às vítimas de acidentes no município, o de chegar até os locais.
— O nosso maior problema são os motoristas. Alguns param na nossa frente, não dão espaço. É só colocar para a esquerda que a gente passa e segue com o nosso trabalho — comenta Jean Machado, soldado do Corpo de Bombeiros.
Caminho livre significa atendimentos mais eficazes à população. Em 2022, Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamados sete mil vezes para os mais diferentes tipos de ocorrências. Sabendo da dificuldade no tráfego, o jeito é encontrar desvios e contar com o bom senso da população.
— Os horários de picos são sempre prejudiciais, horário do meio-dia, entrada e saída das escolas. As vezes temos um alerta do outro lado da cidade e acabamos enfrentando todo o congestionamento — salienta Anna Maria Krauser, capitã e comandante do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo.
A orientação da Guarda Municipal de Trânsito é sempre dar passagem aos carros oficiais de urgência e emergência, nem que isso signifique parar sobre a faixa de pedestres ou cruzar o sinal vermelho. Mesmo assim, muitos evitam pelo receio de serem multados e precisar recorrer na Justiça.
O secretário de Segurança Pública de Passo Fundo, João Darci Gonçalves da Rosa, explica que todos os flagrantes são analisados pelos agentes e quando constatada a multa em decorrência de uma situação de socorro, elas não são emitidas. Caso alguém receba a notificação em casa, basta se dirigir até a secretaria e fazer os trâmites legais.
— Basta nos informar o horário, o local, de forma resumida o que aconteceu. Isso pode ser por telefone, e-mail, que a gente já toma as medidas administrativas que isso requer — destaca o secretário.
Em Passo Fundo a secretaria fica localizada na Avenida Brasil Leste, 1528, bairro Petrópolis. Telefone para contato: (54) 3313 8458.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo